Educação Interdisciplinar,
- Gonga,C.Domingos
- 27 de out. de 2016
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é a ousadia da busca, da pesquisa: é a transformação da insegurança num exercício do pensar, num construir”. Maria Elisa Ferreira (1996) também reforça a idéia de atitude: “interdisciplinaridade é uma atitude, isto é, uma externalização de uma visão de mundo que, no caso, é holística”.
“Um olhar interdisciplinar sobre as práticas pedagógicas recuperam, segundo Fazenda (2001), a magia das práticas, as essências de seus movimentos”. Para Atlet (2002), práticas pedagógicas são os atos singulares de um profissional da educação bem como os significados que este último lhe atribui. Para Bru (2002b), elas são entendidas como aquilo que faz o professor no seu estabelecimento de ensino em presença ou não dos alunos. Segundo Marcel (apud Bru e Talbot, 2001), a prática pedagógica comporta várias outras. Ela compreende, além da prática em classe com os alunos, os atos efetuados fora do tempo escolar frequentemente realizado na ausência deles, entre outros, as ações ligadas à planificação, aos encontros com colegas de trabalho e aos encontros com os pais. Segundo Jean Piaget (in, Japiassu, 1976,55), a interdisciplinaridade deixa de ser um simples produto de ocasião para tornar-se a própria condição do progresso das pesquisas nas ciências humanas








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