





Comece Agora A Sua História De Sucesso
CLIL
A realidade contemporânea é constituída por uma sociedade interconectada e globalizada com um intenso fluxo de informação acontecendo a todo instante. Um dos pilares para promover esse cenário é o estabelecimento de uma linguagem comum.
Ao explorar conceitos e conteúdos de diversas áreas do conhecimento, é possível enriquecer a experiência do estudante ao longo da sua jornada no Ensino da Língua Inglesa.
Pensando na importância da abordagem CLIL para o aprendizado do inglês, preparamos este artigo! O intuito é explicar e trazer os principais benefícios do CLIL para a formação do aluno.
O que é o CLIL?
Content and Language Integrated Learning ou Ensino Integrado de Conteúdo e Língua é a abreviação da sigla CLIL. Na prática, CLIL consiste em ministrar disciplinas como matemática, artes e ciência, através da língua estrangeira. Ou seja, além de fazer com que o aluno aprenda determinado conteúdo, ele também terá progresso no idioma. Isso possibilita com que os estudantes adquiram ao mesmo tempo habilidades de linguagem e conhecimentos

em outras áreas acadêmicas.
Essa abordagem pedagógica cria uma atmosfera propícia para o aprendizado de forma mais natural e incrementada. O foco da aula não é o inglês em si, pois ele se torna apenas a ponte ou o instrumento para explorar outros conteúdos, enriquecendo o conhecimento dos discentes. Além disso, a linguagem é aprendida por meio do fornecimento de um contexto comunicativo no qual os alunos aprendem o idioma conforme o necessário. Dessa maneira, é mais fácil que os alunos desenvolvam uma familiaridade com o inglês e simultaneamente compreendam como de fato aplicar em situações especificas.

O contexto do desenvolvimento do CLIL
Em decorrência das inúmeras modificações advindas do avanço da tecnologia, toda a relação social, cultural e econômica se modificou, tais como em diversos setores da vida humana. Devido a isso, as escolas se viram em uma nova realidade, tendo que suprir diversos pilares da formação e desenvolvimento integral dos alunos. Para tal, é preciso se adaptar e renovar as práticas e as metodologias educacionais.
A principal mudança nesse sentindo é sobre o papel do aluno e do processo de aprendizagem. Os estudantes passam a exercer um protagonismo no ensino, enquanto os educadores são mentores e guias para o aprendizado. Para que isso seja viabilizado, é fundamental que as instituições se adequem as necessidades latentes do universo contemporâneo, buscando promover um ensino integral e capacitante para esses alunos. Sendo assim, a abordagem de ensino CLIL foi introduzido na Europa em meados do Século XX com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem dos estudantes.
Os pilares do CLIL
Conheça os 4 principais pilares dessa abordagem metodológica:
Comunicação: Contempla as quatro esferas do aprendizado: fala, escuta, escrita e leitura.
Cognição: Um dos objetivos do CLIL é auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos, tais

como compreensão, análise, síntese e avaliação.
Conteúdo: É o conjunto de áreas do conhecimento, conteúdos e conceitos dos quais a abordagem pode utilizar para o aprendizado do inglês.
Cultura: Esse pilar leva em consideração o contexto cultural no qual os estudantes estão inseridos.

Quais os principais benefícios dessa abordagem para a formação integral dos alunos?
Existem muitas vantagens da aplicação do CLIL no processo de aprendizagem dos estudantes, tais como uma maior conscientização cultural, aprimoramento da competência linguística, preparação para a jornada acadêmica e profissional, aumento da motivação e confiança dos alunos. Além disso, o caminho percorrido
pelo discente é mais natural e facilitado, já que o idioma é aprendido naturalmente, como o processo de aprendizagem da primeira língua das crianças.
Outro ponto relevante é o fato de que a linguagem está intrinsecamente ligada a motivação e isso é fundamental para a aquisição de um idioma estrangeiro. Em uma aula que adota essa abordagem, é utilizada a motivação inata dos estudantes para as disciplinas, canalizando indiretamente para um outro sistema linguístico, no caso, o inglês. Isso é possível devido ao fato de que o conteúdo e o meio de instrução são interligados, viabilizando o aprendizado da língua que se beneficia do interesse natural que o estudante apresenta pelas áreas do conhecimento.
CLIL e a formação integral do aluno
Como foi visto ao longo do texto, essa abordagem possibilita com que a experiência do estudante na aquisição da língua inglesa seja mais completa e integrada. Vale ressaltar que um pilar fundamental para a nova dinâmica social do século 21 é o aprendizado do inglês. Pensando nisso, o CLIL viabiliza esse processo ajudando o desenvolvimento dos alunos tanto no idioma quanto nas demais áreas do conhecimento.

Destacando que o aprendizado da língua inglesa pode e deve estar associado para além da parte gramatical, vocabulário e técnica do idioma. Dessa forma a aprendizagem no inglês se torna mais significativa, enriquecedora e abrangente.
Conheca a Abordagem STEM
O que é STEM?

STEM é uma abordagem de aprendizagem e desenvolvimento que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Através do STEM, os alunos desenvolvem habilidades essenciais, incluindo:
-
Solução de problemas
-
criatividade
-
análise crítica
-
trabalho em equipe
Por que o STEM é importante?
A economia global está mudando. Os empregos atuais estão desaparecendo devido à automação e novos empregos surgem todos os dias como resultado dos avanços tecnológicos.
Os avanços contínuos da tecnologia estão mudando a maneira como os alunos aprendem, se conectam e interagem todos os dias. As habilidades desenvolvidas pelos alunos por meio do STEM fornecem-lhes a base para o sucesso na escola e fora dela.
A procura dos empregadores por qualificações e competências STEM é elevada e continuará a aumentar no futuro. Atualmente, 75% dos empregos nas indústrias de crescimento mais rápido exigem trabalhadores com competências STEM. Para ser competitiva, a força de trabalho australiana precisa de pessoas que possam se adaptar a um local de trabalho em mudança.
STEM capacita os indivíduos com as habilidades necessárias para ter sucesso e se adaptar a este mundo em mudança
Por que o STEM é importante?
Para ser competitivo ao ingressar no mercado de trabalho, você precisa:
As qualificações e competências STEM são essenciais para a produtividade, inovação e sucesso de Angola.
NOS PRÓXIMOS 15 ANOS:
-
Alguns trabalhos manuais rotineiros serão perdidos para a automação.
-
Os empregos atuais serão transformados.
-
Novos empregos serão criados.
Qualificação STEM: Obter qualificação acadêmica e de EFP aumenta as oportunidades de emprego.
Compatibilidade STEM: Curiosidade, pensamento independente, raciocínio lógico, colaboração, comunicação forte, criatividade, resolução de problemas, empreendedorismo e habilidade em tecnologia digital são altamente desejáveis e transferíveis.
COMO O MERCADO DE EMPREGO ESTÁ MUDANDO
50%
dos empregos atuais com escassez de competências estão em campos de STEM
NOS PRÓXIMOS 5 ANOS
prevê-se que a demanda aumentará para:
49%
49%
OS EMPREGADORES ESPERAM QUE SUA NECESSIDADE DE PROFISSIONAIS DE STEM AUMENTE NOS PRÓXIMOS CINCO A 10 ANOS
Graduados Universitários:
49%
Graduados VTE:
49%
49%
de todos os novos empregos exigirão habilidades em STEM.
90%
dos empregos necessitarão de competências digitais nos próximos 2 a 5 anos.
POR QUE VOCÊ PRECISA AGIR AGORA?
um terço de 15 anos não possui as habilidades STEM que os empregadores desejam.
58%
dos actuais estudantes com menos de 25 anos estudam para empregos que serão radicalmente alterados pela automação.
Para mais informações visite as instalações 7smiles, Rua Nossa Sra. da Muxima, casa nº40 - Kinaxixi / Luanda
Venha para se divertir conosco
Venha fazer amigos
-
pensamento independente
-
iniciativa
-
comunicação
-
alfabetização digital.