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Homem em sua mesa

Progama de Estudo e Filosofia 7Smiles

 Investir na própria qualificação é um ótimo caminho para conquistar as melhores oportunidades. Porém, dedicar-se a aprender algo novo requer uma boa gestão de tempo.

Objetivo

Analisar toda a sua rotina e entender quais são as tarefas que você precisa cumprir, quanto tempo você tem disponível para cada uma delas e o que você deve fazer para dar conta de tudo. Visualizar isso de forma mais clara para facilitar a sua vida.

Programa de Estudo

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Tempo de estudo:

Determinado pelo aluno

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Equilibrar:

Escrita, Pronúncia e Audição

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Reposição:

Caso necessário macar com o coordenador

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Análise de Habilidades:

  • Erros Gramaticais - Cambridge Test

  • Fomulação de Frases - Feito pelo Professor

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Level Up:

3 em 3 meses. Dependendo do desempenho do aluno

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Atividades:

Revisão sobre noções básicas, Gramática, ESP (petroleo, marketing ou logística,...), Alimentação, Hobbies

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Material:

- Kids box 1 or 2

- Gues What

- Face to Face (Elementary, intermediate and pre-intermediate)          

- Think Starter

- Student Book

- Audios e materiais de apoio

- Advanced book

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Revisão:

4 em 4 unidades do livro

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Provas:

Depois das revisões

Informações

DATAS:

Determinado pelo aluno

FAIXA ETÁRIA:

04 - 80 Anos

NÍVEIS:

Básico ao avançado

CONTATO:

LOCALIZAÇÃO:

Rua Nossa Sra. da Muxima, Nº44, Luanda – Kinaxixi

ACOMODAÇÃO:

Casa de família

Filosofia 7Smiles

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Comece agora a tua história de sucesso, desde 2006

Por mais de 10 anos, a 7Smiles oferece serviços de ensino de música e língua para ajudar os alunos a progredir mais.

Conheça a nossa filosofia de ensino interdisciplinar!

A interdisciplinaridade costuma ser citada como um conceito novo para a educação, mas vem sendo debatida desde meados do século 20.

O assunto continua em pauta, principalmente, por causa das barreiras que enfrenta

na prática, sendo ainda pouco difundido entre escolas e instituições de ensino superior.

Afinal, a ideia de construir pontes entre disciplinas que foram, por tanto tempo, estudadas de forma isolada tem a capacidade de provocar transformações profundas no processo de ensino-aprendizagem.

Se, por um lado, essas mudanças causam receio por parte de pais, educadores e administradores de centros de ensino, por outro, pode ser uma grande aliada na construção do senso crítico e de cidadãos mais conscientes.

Ao longo desta linha de pensamento, trazemos definições, objetivos, metodologia e benefícios da interdisciplinaridade nos dias de hoje, incluindo seu papel na educação superior.

Veja um resumo com os tópicos comentados:

  • O que é interdisciplinaridade?

  • Qual é o objectivo da interdisciplinaridade?

  • Quais são as vantagens da metodologia interdisciplinaridade?

  • Qual a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade?

O que é interdisciplinaridade?

É a ousadia da busca, da pesquisa: é a trnasformação da insegurança num exercício do pensar, no construir. Maria Elisa Ferreira (1996) também reforça a ideia de atitude: "a interdisciplinariedade é uma atitude, isto é, uma externalização de uma visão de mundo que, no caso, é holística ".

É um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.

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Exemplo:

A fim de conscientizar uma classe sobre os efeitos adversos dos combustíveis fósseis, um professor de Biologia do Ensino Médio resolve se unir aos colegas que lecionam Geografia, História e Química em um projeto interdisciplinar.

Tudo começa com pesquisas em História, que apontam para as origens do uso de carvão mineral e petróleo como combustíveis pela humanidade.

Em Geografia, os alunos reconhecem os principais conflitos geopolíticos desencadeados pela oferta, procura e uso do petróleo como arma política para forçar diferentes países a tomar decisões.

Nas aulas de Química, a classe desenvolve atividades de análise da composição de moléculas dos combustíveis fósseis, seu papel no agravamento do efeito estufa e aquecimento global.

Por fim, o professor de Biologia mostra como o contato com carvão mineral e petróleo afeta a vida de diversos organismos, além dos impactos do aquecimento global para a extinção de espécies da flora e fauna.

Ao final do projeto, os estudantes terão aprendido muito mais sobre combustíveis fósseis, efeito estufa, geopolítica e aquecimento global do que se tivessem estudado os assuntos separadamente.

Isso porque eles estarão desenvolvendo a capacidade analítica, identificando pontos de conexão e contextualizando a relação entre pautas relevantes e atuais.

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Qual é o objectivo da interdisciplinaridade?

O principal objetivo da interdisciplinaridade é conferir ferramentas para enriquecer a visão de mundo dos alunos.

A partir dessa abordagem, indivíduos de todas as idades compreendem que um mesmo fato ou tema pode ser observado e estudado a partir de diferentes pontos de vista.

Essa base se torna um pilar para a construção do pensamento crítico que, em vez de assumir qualquer mensagem como verdadeira, é capaz de questionar as informações, apurar sua veracidade e aceitar que pode existir mais de uma resposta

para uma mesma pergunta.

Ou seja, a interdisciplinaridade auxilia na formação de cidadãos bem informados e empáticos, pois desafia as pessoas a se colocarem no lugar umas das outras para entender o que está por trás de uma crença.

Essa capacidade é útil, também, para não cair em armadilhas como a disseminação de notícias falsas (fake news) e para dar suporte a estudantes empoderados.

Isso porque a transversalidade entre as disciplinas estimula crianças, adolescentes, jovens e adultos a pensar por si próprios, usando sua autonomia para enxergar soluções diferenciadas para velhos problemas – o que leva à inovação.

Com criatividade, autonomia e curiosidade, cada indivíduo se sente seguro para elaborar seu repertório e utilizá-lo na descoberta de respostas inovadoras.

Quais são as vantagens da metodologia interdisciplinaridade?

Metodologias interdisciplinares representam uma série de vantagens para alunos, educadores, instituições de ensino e para a sociedade como um todo, que ganha cidadãos com senso crítico apurado.

Daí o potencial transformador do método interdisciplinar: aos poucos, ele promove a empatia, a solidariedade e a inclusão social, começando dentro das escolas, centros de ensino e faculdades.

O mercado de trabalho também se beneficia de profissionais qualificados com competências comportamentais, principalmente a flexibilidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

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Formam-se, assim, times alinhados e que impulsionam projetos relevantes.

Maior qualidade na aprendizagem

O desajuste e a falta de informações sobre a utilidade de cada disciplina e atividade contribuem para a alienação do aluno, que se torna desinteressado e menos propenso a aprender.

É por isso que muitas pessoas simplesmente passam por aulas de uma ou mais matérias, sem conseguir se lembrar dos conteúdos poucos meses mais tarde.

Para corrigir essa rota, a interdisciplinaridade apresenta demandas que os estudantes elegem como essenciais e importantes, combinadas em projetos que reúnem várias matérias em prol de um saber contextualizado.

Estimula o pensamento crítico

Falamos, antes, sobre a importância do pensamento crítico para formar pessoas conscientes, empáticas e capazes de apurar informações.

Ao mostrar os vários lados de um problema, a interdisciplinaridade favorece essa construção, exercitando a capacidade analítica de forma simples.

Amplia a visão

Quando os currículos fragmentados foram criados, a ideia era preparar o aprendiz para se tornar um especialista em sua área, o que fazia sentido, pois atendia à demanda em vilarejos e cidades pequenas.

Ali, os saberes específicos conferiam destaque aos profissionais, que raramente enfrentavam concorrência ou precisavam se aliar a outros trabalhadores para executar um projeto.

Mas os tempos mudaram, e a visão sistêmica, que consegue vislumbrar o todo e as partes, voltou a ser significativa para o trabalho e a vida. Misturando disciplinas e pontos de vista, fica mais simples para o estudante desenvolver essa visão ampla.

Conscientiza o aluno

Falamos, acima, sobre a formação do pensamento crítico

Ela só se dá porque o acesso a diferentes pontos de vista leva à conscientização do aluno sobre a importância de suas ações e o impacto delas na sociedade.

Evidencia, ainda, as desigualdades que permeiam os grupos sociais, preconceitos e disparidade quanto às oportunidades e acesso a recursos materiais, financeiros, intelectuais, entre outros.

Apoia a autorresponsabilidade e empoderamento

A formação crítica favorece o empoderamento de estudantes e professores, que assumem o protagonismo do processo de ensino, deixando de lado os currículos engessados para priorizar os saberes efetivos.

Ou seja, as lições e aprendizados se tornam prioridade dentro de espaços como a escola e a universidade.

Aos poucos, a dinâmica de aprendizagem pode ser reformulada para atender às demandas atuais com maior eficiência.

Ajuda a criar ambientes colaborativos

Os maiores projetos da atualidade exigem o trabalho em equipe – competência cada vez mais valorizada dentro das organizações contemporâneas.

Ao unificar o trabalho de professores, a abordagem interdisciplinar dá um exemplo de cooperação, fomentando a criação de ambientes colaborativos.

Desse modo, trabalhar em grupo e se ajudar mutuamente se tornam rotina entre os estudantes.

Qual a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade?

Você já deve ter ouvido falar de equipes multidisciplinares, que incluem pessoas com diferentes áreas de atuação para compor um time, cada qual com sua função bem delimitada.

Esse é um bom exemplo para definir a multidisciplinaridade, conceito em que várias disciplinas se unem de modo pontual, a fim de que cada uma cumpra seu próprio programa.

Podemos dizer que essa metodologia está um passo atrás da interdisciplinaridade, 

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que propõe uma abordagem conjunta para atingir um mesmo fim – a aquisição de saberes a respeito de um tema.

Portanto, a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade está na profundidade da integração entre as disciplinas e na existência, ou não, de um propósito em comum.

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